Shavuot

Shavuot (= Semanas) apresenta-se como uma festa ecumênica tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que reunia pessoas de diferentes raças e condições sociais ( Dt. 16.11 e At 2.1-13 ) , todos se apresentavam diante de Adonai e afirmavam seu compromisso.

Primitivamente o motivo da festa era a gratidão a Adonai pelo dom da Terra, por volta de 450 aec, o povo incorporou como motivo da festa a gratidão pela REVELAÇÃO da Torá , transmitida pelo próprio Deus no Monte Sinai no ano 2448.

A Festividade inicia quando o a foice é lançada contra a espiga (Dt. 16,11); Isto significa, quando iniciamos os trabalhos da alma, na contagem do Omer, buscando controlar, retificar ou destruir os aspectos da arvore inferior, manifesta na alma vital e no espirito falso; além de clamarmos por e /ou desenvolvemos por meio da meditação em nós mesmos, o amor e o temor por YHWH.

Esta festividade recebeu alguns nomes no AT. No  NT , em detrimento do domínio grego do mundo, foi chamada de Pentecostes, que significa cinquenta dias após o Pessach (Pascoa). Tanto no AT como no NT, esta festa é acompanhada de fenômenos sinestésicos e para físicos atribuídos à conexão e a manifestação do Espirito Santo.

Neste contexto dá-se o inicio ao projeto IS RA El, conforme as Promessas de Adonai aos seus profetas, onde não judeus se reúnem aos judeus na adoração do Deus de IS RA El, o Deus Vivo: “ E muitos povos virão dizendo: Vinde, subamos ao Monte de IHWH, à casa do Deus de Jacó, para que Ele nos instrua a respeito de seus caminhos e assim andemos nas suas veredas.” Is 2:3.

Isto significa que ouve um chamado de Deus no deserto. Um decreto, que é uma Santa Convocação de Deus a todos os homens terrestre para fazerem parte da sua família, e esta convocação ainda ressoa hoje, dentro de cada alma que busca a o Deus vivo YHWH, seja por genealogia ou por decisão, assim como Ruth, bisavó do rei Davi, símbolo de conversão sincera, devoção e fé.

Shavuot é comemorado em dois dias, nos quais cada alma pode experienciar ,hoje, através do Espirito Santo,  a REVELAÇAO, que ocorreu no Monte Sinai e em Sião (no Antigo e no Novo Testamento) .

Comemoremos com alegria e reverencia a YHWH.

Costumes e estudos

Primeiro dia

Enfeita-se  as casas com flores lembrando o ensinamento dos sábios, que na revelação da Tora o Monte Sinai, uma montanha deserta e árida, foi coberta de flores. Os costumes do shabat  no meio judaico.

– É costume permanecer acordado durante a noite estudando,  capítulos da Tora (Deuteronômio, Números, os profetas Jeremias,Ezequiel ,Habacuc),  da Mishná, da Guemara e do Zohar. Uma pratica antiga conhecida como Ticún Lêil Shavuot.

– Sugerimos ainda os Salmos 19 e 119 ,Atos dos Apóstolos, uma atenção especial aos louvores do livro Pistis Sophia.

-As comunidades Ashkenazim fazem a leitura do poema Akdamut, escrito no sec. XI pelo Rabi Meir,  como uma espécie de abertura da leitura da Torá.

-Comunidades sepharadim instituíram uma versão especial de ketubá (certificado de casamento) que é lido na sinagoga quando o Sefer Torá e retirado do Aron HaKodesh ( arca sagrada) , considerando a associação: da Torá a noiva e do Povo ao noivo vindo conhece-la.

-Estudo dos Dez Mandamentos

Segundo Dia, acrescenta-se:

-Estudo do livro de Ruth

– Recita-se o Yizcor em memória dos entes falecidos.